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THE KING OF FIGHTERS XIII - REVIEW


   
                               SATISFATÓRIO....



    DEPOIS DE UM ANO (SE BOBEAR MAIS DE UM ANO E MEIO ) DO LANÇAMENTO DO THE KING OF FIGHTERS TREZE PARA OS FLIPERAMAS, FINALMENTE A VERSÃO CASEIRA DO DÉCIMO TERCEIRO JOGO (CLARO QUE KOF TEM MAIS DE 13 JOGOS, MAS...) DA FRANQUIA CHEGAR AOS CONSOLES.
     PRIMEIRAMENTE EU NÃO ENTENDI O PORQUÊ DE TER DEMORADO TANTO PARA LANÇAREM A VERSÃO CASEIRA DO THE KING OF FIGHTERS 13, POIS, A MUDANÇA NÃO É TÃO SIGNIFICATIVA ASSIM DA VERSÃO DO FLIPERAMA.

                 
     THE KING OF FIGHTERS 13 :




    UMA COISA TEM QUE SER DITA, THE KING OF FIGHTERS DOZE FOI APENAS UM DEMO INCOMPLETO FEITO PELA SNK PARA VER O QUE DAVA, E THE KING OF FIGHTERS TREZE É O THE KING OF FIGHTERS DOZE COMPLETO, MAS,  PORQUÊ A SNK DEMOROU TANTO PARA COMPLETAR O JOGO ?
    A CAPCOM DEMOROU MENOS DE OITO MESES PARA ADICIONAR DOZE NOVOS PERSONAGENS E OITO NOVOS CENÁRIOS NO ULTIMATE MARVEL VS CAPCOM 3, ENTÃO, QUAL É A DESCULPA DA SNK DE DEMORAR MAIS DE DOIS ANOS PARA LANÇAR UM JOGO COM APENAS ONZE PERSONAGENS A MAIS DO DOZE ( NA VERSÃO DO FLIPERAMA É APENAS NOVE PERSONAGENS A MAIS ) E CERCA DE CATORZE ESTÁGIOS SIMPLÓRIOS ?
    NA MINHA OPINIÃO, PELA DEMORA DO JOGO, ELE AINDA FICOU DEVENDO MUITA COISA EM RELAÇÃO A CONTEÚDO, COISAS QUE IREI CITAR NO DECORRER DA REVIEW.

     PERSONAGENS :


   NA VERSÃO DO CASEIRA DO THE KING OF FIGHTERS, CONTAMOS COM TRINTA E QUATRO PERSONAGENS ( TRINTA E TRÊS PARA QUEM NÃO COMPRAR A DLC DO IORI COM O FOGO ).
     DENTRE AS " NOVAS CARAS " APENAS QUATRO REALMENTE ME AGRADARAM:


      
                              


     O NOVO VISUAL QUE DERAM PARA O TAKUMA SAKAZAKI REALMENTE ME AGRADOU, ELE ESTÁ BEM TIOZÃO JAPA DAS ARTES " MARCIANAS " MESMO, GORDINHO, BAIXINHO E VELHO, A KING FOI UMA DAS PERSONAGENS QUE NÃO VIROU BONECA PUCCA (MAS GANHOU CABELO DE COGUMELO), POIS, A MAI SHIRANUI, A YURI SAKAZAKI E A ATHENA ASAMIYA VIRARAM BONECAS PUCCA, TEM CABEÇÃO E CORPINHO E MINÚSCULO.
      DE TODOS OS PERSONAGENS DO KOF, TIME DO K' É O ÚNICO EM QUE TODOS OS PERSONAGENS FICARAM INALTERADOS NOS NOVOS GRÁFICOS, ALGO QUE O PESSOAL DO CONCEPT ART DEVERIA TER FEITOS COM TODOS OS OUTROS PERSONAGENS COMO  CLARK, RALF, KENSOU, ATHENA, YURI,  E ATÉ MESMO A LEONA, DIGA-SE DE PASSAGEM.
       CREIO QUE A SNK DEVERIA DEVERIA LEVAR TODOS ESSES PERSONAGENS E MAIS ALGUNS DE VOLTA PRO SKETCHBOOK E CRIAR CONCEPTS DECENTES DOS MESMOS, POIS ESSES QUE EU CITEI ACIMA E MAIS VÁRIOS OUTROS FICARAM HORRÍVEIS E TOTALMENTE MAL ADAPTADOS AOS PERSONAGENS ANTIGOS.
     SINCERAMENTE, DOS PERSONAGENS QUE SOFRERAM ALTERAÇÕES DRÁSTICAS, O TAKUMA SAKAZAKI FOI O ÚNICO QUE ME AGRADOU.

   
   JOGABILIDADE E ESPECIAIS :




        NESSE QUESITO EU TENHO QUE ADMITIR, NO THE KING OF FIGHTERS DOZE E TREZE, A SNK CHEGOU AO ÁPICE DA JOGABILIDADE. COM CERTEZA ESTÁ MUITO SUPERIOR A DA 2002 E DA ONZE, QUE, NA MINHA OPINIÃO ERAM AS DUAS VERSÕES QUE TINHAM A MELHOR JOGABILIDADE DE TODAS.
        COM CERTEZA A JOGABILIDADE É UM DOS PRINCIPAIS ATRATIVOS, PRINCIPALMENTE PARA OS FÃS DA 2002, POIS, A JOGABILIDADE E MODO DE FAZER OS COMBOS ESTÁ REALMENTE MUITO PARECIDA, UTILIZANDO O SISTEMA DE DRIVE CANCEL, HYPER DRIVE CANCEL E EX ESPECIAL MOVE, PODE-SE SER CAPAZ DE VOLTAR A FAZER AQUELES COMBOS-BUGS DE CEM POR CENTO DE DANO IGUAL SE NA 2002.
      

           
               
   A PROPÓSITO, NÃO TEM MAIS O MODO EASY DE EXECUTAR PODERES COMO NO THE KING OF FIGHTERS DOZE.

      TEMOS TRÊS ESPECIAIS POR PERSONAGENS ( NA VERDADE UMA BOA PARTE DO PERSONAGENS AINDA TEM DOIS ESPECIAIS APENAS, MAS, VAMOS DEIXAR COMO TRÊS MESMO ). ALGUNS FICARAM REALMENTE INCRÍVEIS, PRINCIPALMENTE OS NEO MAX ( SECRETOS NA LINGUAGEM DE BAIXINHO MALOQUEIRO DE FLIPERAMA DE BAR ) ELES ESTÃO REALMENTE BONITOS E TOTALMENTE BRILHANTES. DENTRE ELES, O QUE MAIS ME IMPRESSIONARAM FORAM O DO K', MATURE, ELISABETH E IORI.
      ABAIXO UM VIDEO COM QUASE TODOS OS NEO MAX :

           

     ALÉM DOS NEO MAX, TEMOS UM MODO CHAMADO EX. QUE SERIA UMA ESPÉCIE DE PODER E ESPECIAL MAIS FORTE ( ESTOURADO NA GÍRIA DE MALOQUEIRO DE FLIPERAMA ).
    TEM ALGUNS ESPECIAIS QUE EU NÃO ENTENDI A FINALIDADE, COMO O DA KING, UM DOS SEUS ESPECIAIS É O DOUBLE STRIKER. QUAL FOI A FINALIDADE DE TRANSFORMAR ALGO QUE ERA GOLPE NORMAL DELA EM UM ESPECIAL ?
   OU ENTÃO O ESPECIAL DO SHEN... SE VOCÊ FIZER O PODER DO SOCO DELE E FICAR SEGURANDO, O PODER VIRA ESPECIAL, ENTÃO PORQUE, VOCÊ GASTARIA UMA BARRA DE ESPECIAL PARA FAZÊ-LO, SENDO QUE O PODER DO SHEN VIRA O ESPECIAL SE VOCÊ SEGURAR O BOTÃO DE SOCO UNS DOIS SEGUNDOS ?
   OUTRA COISA QUE ME DEIXOU PUTO JOGANDO THE KING OF FIGHTERS TREZE, É O FATO DELE PARECER NÃO TER SIDO FEITO PARA CONTROLE DE X-BOX 360. A MAIORIA DAS PESSOAS SEMPRE RECLAMA QUE O CONTROLE DE X-BOX 360 NÃO É FEITO PARA JOGOS DE LUTA, EU PESSOALMENTE DISCORDO, ACHO TANTO O ANALÓGICO DELE QUANTO O DIGITAL PERFEITOS PARA JOGOS DE LUTA, PRINCIPALMENTE O DIGITAL, QUE, NA MINHA OPINIÃO DÁ DE 10 A 0 NO DO PLAYSTANTION 3, MAS AGORA PARA JOGAR THE KING OF FIGHTERS REALMENTE PARECE QUE ELE NÃO FOI FEITO PARA JOGOS DE LUTA.
     STREET FIGHTER 4, MARVEL VS CAPCOM 3, MORTAL KOMBAT, BLAZBLUE CONTINUUM SHIFT, TODOS ESSES FUNCIONAM PERFEITAMENTE NO CONTROLE DO X-BOX 360, ATÉ VEJO MAIS DIFICULDADE DE EXECUTAR OS MESMOS COMBOS NO PLAYSTANTIONOF FIGHTERS TREZE, OS COMANDOS SIMPLESMENTE NÃO RESPONDEM...
         EU SIMPLESMENTE NÃO CONSIGO EXECUTAR COMBOS, ESPECIAIS E NEO MAX COM A MESMA EFETIVIDADE DO QUAL CONSIGO EXECUTAR NA VERSÃO DO PS3, OU ATÉ MESMO NO THE KING OF FIGHTERS DOZE NO CONTROLE DO X-BOX 360.

   HISTORY MODE E OUTRAS COISAS :


     AO CONTRÁRIO DAS VERSÕES ANTERIORES, A SNK SE PREOCUPOU EM CONTAR MAIS A HISTÓRIA DO JOGO, PORÉM, ACABOU CRIANDO UM MODO HISTORY CHATO, COM FILMINHOS DOS QUAIS O PERSONAGENS FICAM ESTÁTICOS !! QUAL É A GRAÇA DE TENTAR INTERAGIR COM FILMINHOS ESTÁTICOS ? A SNK DEVERIA TOMAR VERGONHA NA CARA E PELO MENOS FAZER O HISTORY MODE EM ANIMAÇÕES CURTAS, JÁ QUE NÃO QUEREM GASTAR DINHEIRO EM ANIMAÇÕES MAIS COMPLEXAS...MAS FILMINHO ESTÁTICO QUE PARECE TER SIDO FEITO NO ADOBE FLASH CS4 (ALIÁS, ATÉ NO ADOBE FLASH CS4 DÁ PRA FAZER ALGO MELHOR QUE ISSO) PARA CONSOLES DE 7° GERAÇÃO REALMENTE NÃO DÁ !
O ENGRAÇADO É QUE ELES CAPRICHARAM NAS CUTSCENES CHAVES, QUE SÃO AS QUE APARECEM NO MODO ARCADE TAMBÉM, AGORA, AS QUE APARECEM EXCLUSIVAMENTE NO MODO HISTORY SÃO TOSCAS DEMAIS.
   O LEGAL DO MODO HISTORY É QUE EXISTEM VÁRIOS CAMINHOS QUE LEVAM A FINAIS DIFERENTES E ACONTECIMENTOS DIFERENTES, OU SEJA, VOCÊ TERÁ QUE REPETI-LO PELO MENOS UMAS CINCO VEZES PARA VER TODOS OS ACONTECIMENTOS, MAS, TAMBÉM NÃO É NADA QUE DEMORA DEMAIS, EM NO MÁXIMO QUARENTA MINUTOS,VOCÊ JÁ TERÁ DESVENDADO TODOS OS CAMINHOS DO MODO HISTORY.
OUTRA COISA DIVERTA, E AO MESMO TEMPO BABACA, É A INTERAÇÃO ENTRE OS PERSONAGENS ANTES DA LUTA, ASSIM COMO NO SNK VS CAPCOM CHAOS SVC OS PERSONAGENS TROCAM PALAVRAS/OFENSAS/CONVERSAS FIADAS ANTES DAS LUTAS.
ALGUMAS SÃO LEGAIS DE SE VER, COMO POR EXEMPLO VER A ATHENA ZOANDO COM A CARA DO KYO PORQUE ELE NÃO TEM INTELIGÊNCIA O SUFICIENTE PARA TERMINAR O COLÉGIO ( CARACTERÍSTICA CLICHÊ DE PERSONAGEM ADOLESCENTE PORRADEIRO JAPONÊS ). OU ENTÃO VER A ATHENA ZOAR O LOOK DA LEONA, E ALGUMAS BEM BABACAS COMO O BENIMARU QUERENDO SE ACHAR MAIS " GOSTOSA" DO QUE A VICE OU ENTÃO VER O TAKUMA E O GORO DAIMON TROCANDO OFENSAS PORQUE TAKUMA ACHA QUE O KARATÊ FICTÍCIO DELE É MELHOR QUE O JUDÔ MENTIROSO DO GORO ( O QUE ME FAZ PENSAR, SE TODO O ARTISTA MARCIAL TEM ESSA MENTALIDADE BABACA DE NÃO RESPEITAR A ESCOLHA DE ESTILO DO OUTRO OU SÓ ACONTECE EM JOGO MESMO ).
       NO HISTORY MODE A DISCUSSÃO VIRA GENERALIZADA, POIS TODOS OS SEIS PERSONAGENS ENTRAM EM DISCUSSÃO GENERALIZADA ENTRE SI ANTES CAÍREM NA PORRADA ENTRE SI. POR MAIS DIVERTIDO QUE É, SERIA BEM LEGAL SE TIVESSE A OPÇÃO DE ESCOLHER A RESPOSTA PARA CADA DIALOGO, POIS DEPOIS DE UM TEMPO, ENCHE O SACO DE QUALQUER MANEIRA, VER PERSONAGENS TROCANDO OFENSA, TALVEZ COM A OPÇÃO DE ESCOLHER RESPOSTA, SERIA BEM MAIS DIVERTADA E MAIS DURADOURA, POIS DEPOIS DE UM TEMPO, REALMENTE ENCHE O SACO FICAR LENDO CONVERSINHA FIADA ( MAS, TENHO QUE ADMITIR QUE É MELHOR DO QUE BONECOS INANIMADOS QUE SÓ SERVEM PRA TROCAR SOCOS ).
     UMA DAS COISAS QUE REALMENTE ME IRRITOU NO MODO ARCADE É O TARGET ACTION, QUE , É UMA ESPÉCIE DE MISSÕES QUE VOCÊ TEM QUE FAZER DURANTE A LUTA, COMO POR EXEMPLO, FAZER TRÊS ESQUIVAS, FAZER UM DRIVE CANCEL, DAR TRÊS PULOS, NO COMEÇO É ATÉ LEGAL, MAS DEPOIS ENCHE O SACO DEMAIS, VOCÊ TÁ NO MEIO DA LUTA APENAS TENTANDO GANHAR E DAI DO NADA VEM O INSTINTO DE FAZER TRÊS PULOS PORQUE FICA PISCANDO NA MALDITA TELA PRA VOCÊ FAZER OS TRÊS PULOS. E O PIOR... NÃO DÁ PRA TIRAR ESSA DROGA DA TELA. 



   COMPARADO COM O MAGAKI E A SHION, CHEFES DO THE KING OF FIGHTERS ONZE, OS CHEFES DESTA VERSÃO SÃO BEM MAIS FÁCEIS, PORÉM, AINDA CONTINUAM NO MESMO NÍVEL ADEQUADO PARA CHEFES DA FRANQUIA, COM PODERES E GOLPES BEM IGNORANTES TANTO A(O) SAIKI QUANTO O DARK ASH.


     ALÉM DISSO TEMOS ALGUNS CONTEÚDOS OFFLINE COMO TRIALS, SURVIVAL MODE, E TIME ATTACK, PARA QUEM GOSTA DE APRENDER NOVOS MOVIMENTOS E DESAFIOS DE COMBOS, COM CERTEZA VOCÊ IRÁ TER BASTANTE CONTEÚDO PARA SE DIVERTIR, APRENDENDO OS PODERES E COMBOS DOS SEUS PERSONAGENS FAVORITOS.
   ALÉM DISSO, TAMBÉM TEMOS  O CUSTOM MODE, QUE É UM MODO SUPER SEM GRAÇA DE EDITAR O AS CORES DO SEU PERSONAGEM FAVORITO, ALGO QUE PROVAVELMENTE NOVE ENTRE DEZ PESSOAS NÃO VAI PERDER SEU TEMPO USANDO.
   OUTRO PROBLEMA DO THE KING OF FIGHTERS TREZE, QUE POR SINAL É O MESMO QUE O DO DOZE, OS PERSONAGENS CONTINUAM QUADRADÕES EM UMA TV DE TELA GRANDE
DANDO NOVAMENTE A IMPRESSÃO DE QUE O JOGO SÓ FOI FEITO PARA FICA BONITO EM TELEVISÕES DE TUBO DE 29 POLEGADAS, UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DO JOGO, E A SNK NÃO TEVE CORAGEM DE CONSERTAR ISSO.


   THE KING OF FIGHTERS XIII VALE A PENA ?


     NA MINHA OPINIÃO SINCERA, VALE A PENA PARA OS VERDADEIROS FÃS DA FRANQUIA, EU PESSOALMENTE NÃO INDICARIA THE KING OF FIGHTERS TREZE PARA ALGUÉM NÃO SEJA FÃ DA FRANQUIA DE LONGA DATA OU PARA AQUELES FÃS QUE AINDA VIVEM NA ÉPOCA 97/98/2002, POIS, SE COMPARADO A JOGOS ATUAIS COMO MARVEL VS CAPCOM, MORTAL KOMBAT E STREET FIGHTER, THE KING OF FIGHTERS AINDA ESTÁ MUITO SIMPLÓRIO E SEM NENHUM ATRATIVO INTERESSANTE PARA VIDEO GAMES DE NOVA GERAÇÃO.
     EU PESSOALMENTE GOSTEI DO JOGO, ELE ATENDEU A BOA PARTE DAS MINHAS EXPECTATIVAS,PORÉM, NÃO SERIA O TIPO DE JOGO QUE EU GASTARIA CENTO E CINQUENTA REAIS COMPRANDO ORIGINAL, E, UMA COISA EU TENHO QUE AFIRMAR : JÁ ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DA SNK  (RE)ATUALIZAR SEUS GRÁFICOS, PORQUE, DO JEITO QUE ESTÁ, A FRANQUIA NÃO TEM NENHUMA CHANCE DE COMPETIR COM OS JOGOS DE LUTA ATUAIS, PORÉM, SE A SNK RENOVAR NOVAMENTE SEUS GRÁFICOS, PORÉM MANTER SUA ÓTIMA JOGABILIDADE, E SEUS PERSONAGENS CARISMÁTICOS ( E BEM ADAPTADOS ) TENHO CERTEZA QUE A SÉRIE PODE VOLTAR A SUAS BONS TEMPOS.
      


ABAIXO UM VIDEO DO JOGO :


        




     ESSE AQUI É O MEU TIME FAVORITO :  O TIO DO KARATÊ, A MILITAR DEPRESSIVA E O O METROSSEXUAL ELÉTRICO.




          DE RESERVA EU DEIXO O PEQUENO JUDOCA :
                           
                                

3 comentários:

Bruno Salas disse...

tbm sou super fã de kof, desde os tempos de kof 96 quando jogava todo fim de semana no flipper. Eu gostei muito da jogabilidade de kof 13 ( apesar de ter só jogado a demo ), mas como vc disse, esta muito simplorio, mesmo com o belo trabalho feito nos pixels do jogo. Acho que deveria fazer assim como o restante dos games de luta dessa geração, deixar 3D com jogabilidade 2D

mas é isso ai
boa materia

flwes

keven kun !! disse...

Eu também sou bem fã da série desde os tempos de 94 jogo todos os kof . Mas então eu concordo em quase tudo que você mencionou aí , porém eu gostei de alguns personagens que foram alterados tipo o ralf e o clark , acho que eles ficaram mais parecidos com a fama que esses dois personagens tem de " meninos ignorantes ". Mas algo que me deixou puto é esse negócio de ter que comprar na live a DLC do iore com fogo , nossa achei isso desnecessário e uma babaquice , acho que o iore já deveria vir no game sem ser precisado comprar na live .

Gualberto disse...

então Keven... eu também gostei de alguns personagens que foram modificados, principalmente o Takuma, pois ele ficou bem com jeito de tiozão mesmo, mas agora o clark e o ralf eu não gostei, eles parecem que usam top less masculino, e o fato deles serem normais nos filminhos do jogo e no jogo serem daquele jeito fica muito bizarro. E bem... o Iori e o Mr karate com certeza foram um meio da snk ganhar mais em cima dos fãs deles né...

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