HOME REVIEWS GARUDA'S DOJO SESSÃO NOSTALGIA OUTROS

RESIDENT EVIL REVELATIONS - REVIEW


SIMPLESMENTE ESSENCIAL PARA FÃS DA SÉRIE E DONOS DO NINTENDO 3DS


COMO JÁ ERA DE SE ESPERAR, A NINTENDO SEMPRE TEM UM OU DOIS TÍTULOS EXCLUSIVOS DA FRANQUIA RESIDENT EVIL PARA OS SEUS CONSOLES, MOSTRANDO QUE A CAPCOM É MUITO PARCEIRONA DA NINTENDO.  ENTÃO, É ÓBVIO QUE  COM O NINTENDO 3DS NÃO É DIFERENTE, RESIDENT EVIL REVELATIONS NÃO É SÓ MAIS UM JOGO ENCHE LINGUIÇA DA FRANQUIA FEITA PARA ALAVANCAR AS VENDAS DO CONSOLE ( TALVEZ SEJA UM POUCO SIM ) MAS, TAMBÉM É UMA NOVA EXPERIÊNCIA COMPLETAMENTE DIFERENTE DAS OUTRAS VERSÕES MODERNINHAS, QUE, PARECEM MAIS UM JOGO DE TIRO EM TERCEIRA PESSOA DO QUE UM SURVIVAL HORROR ( NÃO QUE SEJAM RUINS, MAS, SAÍRAM TOTALMENTE DO CONTEXTO ORIGINAL, NA MINHA OPINIÃO ).


 DE VOLTA AO MUNDO DE RESIDENT EVIL :

UMA DAS PRIMEIRAS COISA QUE REPAREI QUANDO ADQUIRI O JOGO FOI QUE ACABEI SENDO UM DOS "FELIZARDOS" A ADQUIRIR VERSÃO EM QUE A CAPA DO JOGO ESTÁ COM A ORTOGRAFIA ERRADA :


    Ô POVO CAPCOM, O CERTO É REVELATIONS ! NÃO REVELAITONS .


 APESAR DE TUDO, NEM ESSA TREMENDA GAFE DO PESSOAL DA CAPCOM É O DE MENOS QUANDO VOCÊ VÊ O CONJUNTO COMO UM TODO.
  RESIDENT EVIL REVELATIONS SE PASSA ENTRE O RESIDENT EVIL QUATRO E CINCO, NESSE JOGO VOCÊ CONTROLA VÁRIOS PERSONAGENS, PORÉM, A PERSONAGEM QUE PASSAMOS MAIS TEMPO CONTROLANDO É A JILL VALLENTINE.
  APÓS CHRIS TER SUPOSTAMENTE SUMIDO NO MAR, JILL VALLENTINE E SEU PARCEIRO PARKER SAEM EM SEU ENCALÇO, ASSIM ELES ACABAM EM UM NAVIO DE LUXO ABANDONADO CHAMADO QUEEN ZENOBIA, QUE FORA TOMADO POR UM GRUPO TERRORISTA CHAMADO VELTRO HÁ ALGUM TEMPO ATRÁS. UM LOCAL PERFEITO PARA MUITO SUSPENSE E BONS SUSTOS.
    ABAIXO UMA IMAGEM RETIRADA DO ENCARTE QUE MOSTRA OS PERSONAGENS QUE PARTICIPAM DESTA TRAMA :

                          ( CLIQUE NELA PARA AMPLIAR )


 ALÉM DOS DESCRITOS NO ENCARTE, TAMBÉM TEMOS OUTROS DOIS ( QUE POR ALGUM MOTIVO NÃO APARECEM NO ENCARTE ) QUINT ( CHAMADO DE JACKASS ) E O KEITH  ( CHAMADO DE GRINDER )

          QUINT É O CARECA NERD E O KEITH O OUTRO COM CARA DE MANO LADRÃO


 EM ALGUNS MOMENTOS DO JOGO CONTROLAMOS OUTROS PERSONAGENS, NA MAIORIA DO TEMPO É A JILL E O PARKER DE PARCEIRO, EM OUTROS MOMENTOS É O CHRIS E A JESSICA COMO PARCEIRA EM ALGUMAS POUQUÍSSIMAS PARTES DO JOGO CONTROLAMOS O KEITH, TENDO QUINT DE PARCEIRO.


  OS GRÁFICOS DO JOGO IMPRESSIONAM MUITO. É O JOGO COM O MELHOR GRÁFICO QUE EU JOGUEI NO 3DS ATÉ AGORA, TENHO CERTEZA QUE A CAPCOM UTILIZOU O MÁXIMO QUE O CONSOLE TEM A OFERECER, NÃO SÓ GRAFICAMENTE, MAS TAMBÉM EM RELAÇÃO AO EFEITO 3D, ALGUNS RECURSOS COM A TOUCH.
   O EFEITO 3D DELE, ASSIM COMO O DO SUPER MARIO 3D LAND NÃO INCOMODA O JOGADOR, MESMO ESTANDO NO MÁXIMO. COMO SE NÃO BASTASSE, A CAPCOM AINDA COLOCOU NO MENU DO JOGO UMA OPÇÃO DE DEIXAR O EFEITO 3D AINDA MAIS FORTE, E, AINDA SIM NÃO INCOMODA JOGAR.
   O MODO CAMPANHA DURA CERCA DE SEIS A SETE HORAS, DIVIDIDO EM DOZE CAPÍTULOS DIFERENTES. EU PESSOALMENTE ACHEI O JOGO MUITO PEQUENO, ELE DEMORA DE ATÉ SETE HORAS PARA QUEM JOGA A PRIMEIRA VEZ E NÃO CONHECE OS CAMINHOS, MAS, APÓS O TERMINAR UMA PRIMEIRA VEZ, E RECOMEÇAR UM NOVO JOGO, PERCEBESSE QUE DÁ PARA TERMINAR O EM ATÉ MENOS DE SEIS HORAS, PRINCIPALMENTE GRAÇAS AO SISTEMA DE ESQUIVA QUE COLOCARAM NO JOGO ( MUITO BOM, DIGA-SE DE PASSAGEM ) QUE PERMITE QUE VOCÊ DESVIE DO MONSTRO NA HORA QUE ELE TE ATACAR, ASSIM POUPANDO MUNIÇÃO E TEMPO QUE VOCÊ USARIA PARA MATÁ-LOS.


   COMO EU DISSE ACIMA, RESIDENT EVIL REVELATIONS PODE ATÉ SER UM CAPÍTULO A PARTE LANÇADO EXCLUSIVAMENTE PARA O 3DS PARA ALAVANCAR AS VENDAS, PORÉM, ELE TRÁS UMA EXPERIÊNCIA COMPLETAMENTE DIFERENTE DOS ANTERIORES.
   A PRIMEIRA COISA FOI MESCLAREM QUASE QUE PERFEITAMENTE O RESIDENT EVIL ANTIGO COM O MODERNINHO. NO NAVIO TEMOS CENÁRIOS ESCUROS, MONSTROS ESCONDIDOS EM ARMÁRIOS, PORTAS, SAINDO PELOS ENCANAMENTOS E TUBULAÇÕES DE AR, A MÚSICA E CENÁRIO CRIAM UM PERFEITO CENÁRIO DE SUSPENSE, EM ALGUNS MOMENTOS O JOGO LEMBRA A MANSÃO DO PRIMEIRO RESIDENT EVIL , COM MUITOS CORREDORES APERTADOS LOTADO DE INIMIGOS BLOQUEANDO O CAMINHO.
 
  RESIDENT EVIL REVELATIONS É PRATICAMENTE UMA MISTURA DE RESIDENT EVIL QUARTO E CINCO COM RESIDENT EVIL REMAKE E RESIDENT EVIL DEAD AIM. 

     OUTRA COISA INCRÍVEL NELE É O FATO DELE NÃO SER LINEAR IGUAL OS MODERNINHO... LEMBRA-SE DE QUANDO VOCÊ JOGAVA RESIDENT EVIL TRÊS, E, PEGAVA UMA CHAVE BEM LÁ NO MEIO DO JOGO QUE SERVIA PARA ABRIR UMA DAS PORTAS QUE ESTAVA TRANCADA BEM NO COMECINHO DO JOGO ? BEM, NO RESIDENT EVIL REVELATIONS É BEM ASSIM. VOCÊ TEM QUE DAR VÁRIAS VOLTAS PELO NAVIO, PEGAR CHAVES QUE ESTÃO LÁ NO FIM DO MUNDO PARA ABRIR UMA PORTA QUE VOCÊ NEM LEMBRA MAIS AONDE ESTÁ, PEGAR ITENS PARA RETIRAR ARMAS DE ALGUNS COMPARTIMENTOS, COMO POR EXEMPLO A SHOTGUN... PARA PODERMOS PEGÁ-LA TEMOS QUE ACHAR UMA ESPÉCIE DE EMBLEMA EM UMA DAS VÁRIAS PORTAS TRANCADAS, COLOCAR EM UM COMPARTIMENTO PARA QUE ELE ABRA E SOLTE ELA PARA VOCÊ.
  POR MAIS QUE LEMBRE OS ANTIGOS, REVELATIONS AINDA MOSTRA QUE PODE SER UM JOGO DE TIRO EM TERCEIRA PESSOA, ENQUANTO HÁ MOMENTOS QUE TE LEVAM DE VOLTA AOS JOGOS ANTIGOS DA SÉRIE, HÁ MUITOS OUTROS QUE SÃO IGUAIS O MODERNINHO, AONDE A ÚNICA COISA QUE VOCÊ TEM QUE FAZER É CORRER, ATIRAR, JOGAR GRANADA E DAR MUITA PORRADA NOS INIMIGOS QUANDO ESTÃO TONTOS.
     O JOGO TAMBÉM CONTA COM ALGUNS PUZZLES, QUE, CONSISTEM EM MEXER BOLINHAS EM UM PAINEL ELETRÔNICO PARA QUE CERTAS PORTAS ABRAM. OS PUZZLES SÃO COMPLETAMENTE RIDÍCULOS, DE TÃO FÁCEIS QUE SÃO.
   E PARA TERMINAR, TEMOS O RETORNO DOS CLÁSSICOS BAÚS DE INVENTÁRIO QUE EXISTIAM NOS JOGOS ANTIGOS, PORÉM, NESSE SÓ PODEMOS GUARDAR ARMAS E TAMBÉM CUSTOMIZÁ-LAS COM EQUIPAMENTOS DE CUSTOMIZAÇÃO QUE ENCONTRAMOS NO DECORRER DO JOGO.
   TEMOS UMA NOVIDADE EM RELAÇÃO A ITEM, UM SCANNER DA BSAA DO QUAL PODEMOS UTILIZAR PARA ENCONTRAR OBJETOS ESCONDIDOS COMO BALAS, PEGADAS, INIMIGOS QUE FICAM INVISÍVEIS ( COMO HUNTERS ) E ATÉ MESMO PARA CONSEGUIR MAIS SANGUE, ESCANEANDO MONSTROS QUE FORAM DERROTADOS.
 



   ASSIM COMO AS VEZES HÁ TRANSIÇÃO DE PERSONAGENS, TAMBÉM HÁ TRANSIÇÕES DE CENÁRIOS. O JOGO SEMPRE SE PASSA NO NAVIO, MAS, EM ALGUNS MOMENTOS JOGAMOS EM MONTANHAS GELADAS DA EUROPA, EM CIDADES DURANTE ALGUNS MOMENTOS EM QUE O PARKER LEMBRA O SEU PASSADO E ATÉ MESMO EM OUTROS DOIS NAVIOS. OU SEJA, VOCÊ NÃO VAI FICAR O TEMPO TODO PRESO NO NAVIO, MAS, NA MAIORIA DO TEMPO SIM.
    ALGUNS ELEMENTOS DO RESIDENT EVIL THE MERCENARIES 3D FORAM ADICIONADOS NO REVELATIONS, COMO POR EXEMPLO ATIRAR ENQUANTO ANDA ( ALGO COMPLETAMENTE RUIM DE SE FAZER SEM AQUELE SEGUNDO ANALÓGICO ) RECARREGAR ENQUANTO O PERSONAGEM ANDA, CORRER SEM A NECESSIDADE DE APERTAR ALGUM BOTÃO, ALGO, QUE, JÁ DEVERIA TER SIDO COLOCADO DESDE O RESIDENT EVIL QUATRO, NA MINHA OPINIÃO.
    OUTRA EXPERIÊNCIA MUITO BACANA QUE COLOCARAM NO GAMEPLAY, É A POSSIBILIDADE DE PODER NADAR. AGORA PODEMOS MERGULHAR PELO NAVIO EM ALGUMAS PARTES ONDE ESTÁ SUBMERSA.


 ESSA POSSIBILIDADE DE NADA FOI A COISA QUE EU MAIS GOSTEI NO QUESITO DE NOVO GAMEPLAY DO RESIDENT EVIL EVIL REVELATIONS.
    ALÉM DO FATO DE TERMOS UMA INTERAÇÃO LEGALZINHA COM A TOUCH                       ( NA MINHA OPINIÃO PODERIA SER UM POUCO MELHOR ). USAMOS O TOUCH PARA TROCAR DE ARMA ( BÁSICO ) PARA RESOLVER OS PUZZLES SUPER " DIFÍCEIS " . EM ALGUNS CASOS PARA ABRIR PORTAS DE METAL USANDO MAÇARICO.
    UMA DAS UTILIDADES DO TOUCH QUE ACHEI INTERESSANTE FOI A DE TER QUE COLOCAR UM DOS DEDOS NA TELA TOUCH PARA QUE ELA RECONHEÇA AS DIGITAIS PARA ABRIR PORTAS ELETRÔNICAS
     EM SUMA BEM BÁSICÃO, POREM, TEM UMA OU OUTRA COISA LEGAL DE SE USAR NO TOUCH SCREEN, ASSIM COMO TAMBÉM O GIROSCÓPIO PARA MIRAR E ATIRAR, QUE É DIFÍCIL, PORÉM MAIS DIVERTIDO DO QUE TENTAR DIRIGIR UMA NAVE, COMO EM STAR FOX 64 OU UM KART EM MARIO KART 7 .




   NO RESIDENT EVIL REVELATIONS TEMOS O MODO ONLINE CHAMADO RAID MODE, QUE É ABERTO APÓS TERMINAR O TERCEIRO CAPÍTULO DO MODO CAMPANHA. PARECE QUE SÓ A CAPCOM É A ÚNICA QUE SE PREOCUPA COM ESSA INTERAÇÃO ONLINE, PORQUE NEM A PRÓPRIA NINTENDO INVESTE NISSO NOS SEUS PRÓPRIOS JOGOS ( SALVO APENAS O MARIO KART 7 ).
    EU PESSOALMENTE NÃO GOSTEI NEM UM POUCO DO MODO ONLINE DO RESIDENT EVIL REVELATIONS, PRIMEIRO PORQUE A INTERAÇÃO ENTRE VOCÊ E O OUTRO JOGADOR É PRATICAMENTE ZERO. VOCÊ NÃO PODE CONVERSAR COM ELE , NÃO PODE PASSAR ITENS, CASO VOCÊ ESTEJA MORRENDO, ELE NÃO PODE TE AJUDAR E NEM VICE E VERSA.
    O MODO ONLINE É TÃO SEM INTERATIVIDADE QUE ATÉ QUANDO O SEU PARCEIRO ABRE A PORTA, VOCÊ TEM QUE ESPERAR ELE ENTRAR E A PORTA FECHAR NOVAMENTE ANTES DE VOCÊ PODER ENTRAR. MAS, QUE PORRA DE FRESCURA DO CACETE É ESSA ? DE TODAS AS COISAS DO MODO ONLINE, A QUE ME DEIXOU MAIS PUTO, COM CERTEZA FOI ESSA BABAQUICE. POR QUE DIABOS EU TENHO QUE ESPERAR A PORTA FECHAR NOVAMENTE PARA PODER ENTRAR ? COM O QUE ELES ESTAVAM NA CABEÇA  QUANDO FIZERAM COM QUE EU SEJA BARRADO POR UMA PAREDE INVISÍVEL ATÉ A PORTA SE FECHAR NOVAMENTE PARA QUE EU POSSA ENTRAR ?
    SÓ DE LEMBRAR ESSA IDIOTICE NO RAID MODE, JÁ DÁ ATÉ RAIVA DE JOGAR ESSA PORRA ONLINE ( ESPERO QUE O LEITOR ME DESCULPE PELO EXCESSO DE PALAVRÕES , MAS, ISSO ME FRUSTRA MUITO ).
     ALÉM DA INTERATIVIDADE COM OUTRO PLAYERS ONLINE SER PRATICAMENTE NULA, O MODO RAID É COMPLETAMENTE LINEAR E PEQUENO. A ÚNICA COISA QUE VOCÊ PRECISA FAZER É SE DESLOCAR DO LADO A ATÉ O LADO B VIVO PELAS CERCA DE VINTE FASES QUE ELE TEM A OFERECER, TODAS ELAS DE CENÁRIOS DO MODO CAMPANHA.
           


 
  DURANTE O MODO CAMPANHA, SEMPRE TEM ALGUM PERSONAGEM SEGUINDO VOCÊ, CASO VOCÊ JOGUE COM A JILL É O PARKER, E AS VEZES O CHRIS, QUANDO VOCÊ JOGA COM O CHRIS É A JESSICA E AS VEZES A JILL, QUANDO VOCÊ JOGA COM O KEITH É O QUINT O SEU PARCEIRO E QUANDO VOCÊ JOGA COM O PARKER É A JESSICA SUA PARCEIRA, ENTÃO, POR QUE A CAPCOM NÃO CRIOU UM MODO CAMPANHA ONLINE IGUAL FIZERAM COM O RESIDENT EVIL 5,  AO INVÉS DO RAID MODE ? AFINAL SERIA MUITO MAIS DIVERTIDO TERMINAR O JOGO COM ALGUM PARCEIRO NUM MODO ONLINE DO QUE SER OBRIGADO A JOGAR O RAID MODE APENAS PARA DESBLOQUEAR ROUPAS, ARMAS E PERSONAGENS NOVOS NUM MODO ONLINE SEM INTERATIVIDADE ALGUMA E TOTALMENTE LINEAR.
    NA MINHA OPINIÃO, ATÉ UM MODO THE MERCENARIES ONLINE SERIA MAIS DIVERTIDO DO QUE O RAID MODE, MAS, PIOR DO QUE ELE SERIA SE O JOGO NÃO TIVESSE ONLINE, ENTÃO , POR ESSE MOTIVO ELE ACABA SE TORNANDO ACEITÁVEL.
     E SÓ PARA CONSTAR... O SEU PARCEIRO CONTROLADO PELA MÁQUINA NO MODO CAMPANHA É COMPLETAMENTE INÚTIL, MESMO ELE ATIRANDO OS INIMIGOS NÃO MORREM COM OS TIROS DELE, A ÚNICA COISA QUE ELE FAZ É CORRER DE UM LADO PRO OUTRO E ATIRAR COM BALAS QUE NÃO MATAM OS INIMIGOS, OU SEJA, ELE NÃO PASSA DE UM ENFEITE DE JOGO QUE FINGE TE AJUDAR EM ALGUMA COISA.


      ALGUNS DETALHES QUE FALTARAM NO JOGO TAMBÉM ME CHAMARAM UM POUCO A ATENÇÃO, COMO POR EXEMPLO OS PERSONAGENS NÃO ABRIREM A BOCA PARA FALAR DURANTE O JOGO, APENAS EM FILMINHOS, PODE ATÉ PARECER BESTA, MAS REALMENTE ME INCOMODAVA VER A JILL CONVERSANDO COM O PARKER DE BOCA FECHADA.
      OUTRA COISA É ALGUNS QUADRADOS ESTOURADOS QUE APARECEM NOS GRÁFICOS EM ALGUMAS PARTES, COMO POR EXEMPLO QUANDO VOCÊ VAI MERGULHAR, A ÁGUA FICA COM OS GRÁFICOS ESTOURADOS ANTES DE VOCÊ CAIR NA ÁGUA.
      E ALGUNS LOADS QUE ACONTECEM ENQUANTO VOCÊ SOBE E DESCE DE ELEVADOR OU ENTRE EM ALGUMA PARTE FAZEM COM QUE O JOGO DÊ UM PEQUENO LAG, ALGO QUE ACONTECE RARAMENTE, MAS, QUANDO ACONTECE ENCHE O SACO.
     POR FIM, TAMBÉM, TEMOS A POSSIBILIDADE DE TROCAR MISSÕES VIA STREET PASS, QUANDO ENCONTRAMOS OUTROS JOGADORES, ASSIM HABILITANDO NOVAS ARMAS E MAIS PERSONAGENS PARA O RAID MODE.



RESIDENT EVIL REVELATIONS É UM TÍTULO TOTALMENTE OBRIGATÓRIO PARA TODOS OS PORTADORES DE NINTENDO 3DS E PARA OS FÃS DA SÉRIE QUE NÃO POSSUEM O CONSOLE, VALE A PENA DAR UMA CONFERIDA NA CASA DE ALGUM AMIGO QUE TENHA, PORQUE, RESIDENT EVIL REVELATIONS É LITERALMENTE UM JOGÃO. 


ABAIXO AS FOTOS DA CAIXA E ENCARTE DO CONSOLE E UM VIDEO GAMEPLAY:










               

 
           MINHA NOTA PESSOAL PARA ESSE JOGO É UM MERECIDO 9,0 

Um comentário:

Jeydson Oliveira disse...

Parabéns pela nova postagem seu Nerd!

Postar um comentário