HOME REVIEWS GARUDA'S DOJO SESSÃO NOSTALGIA OUTROS

TOMB RAIDER - ANÁLISE


































 TOMB RAIDER PODE SER DEFINIDO EM UMA ÚNICA            PALAVRA: MARAVILHOSO !


ASSIM COMO ACONTECEU COM MUITOS CLÁSSICOS FAMOSOS DOS VIDEO GAMES, A MECÂNICA ANTIGA DOS TOMB RAIDERS CLÁSSICOS ACABOU SE TORNANDO OBSOLETA PARA OS NOVOS JOGADORES, E OS ÚLTIMOS JOGOS DA FRANQUIA TOMB RAIDER ACABARAM CAINDO NO ESQUECIDO, JÁ QUE, OS JOGADORES DE HOJE EM DIA NÃO SÃO MAIS COMO OS DA ÉPOCA DO PLAYSTANTION 1. HOJE EM DIA JOGADORES EXIGEM MUITO MAIS QUE UMA MULHER GOSTOSONA, DANDO TIROS E FAZENDO ACROBACIAS POR AI, POR ESSE MOTIVO, TOMB RAIDER ACABOU PRATICAMENTE CAINDO NO ESQUECIMENTO POR MUITOS. PORÉM, GRAÇAS A CRYSTAL DYNAMICS E SQUARE ENIX, LARA CROFT RENASCEU COMPLETAMENTE REPAGINADA, EM JOGO MEMORÁVEL.


 A PRIMEIRA COISA QUE VOCÊ TEM QUE COLOCAR NA CABEÇA SOBRE O REMAKE DE TOMB RAIDER É QUE A ANTIGA LARA CROFT NÃO EXISTE MAIS ! ESQUEÇA AQUELA MULHER PEITUDA, FOLGADA QUE DERROTA TODO MUNDO ENQUANTO FAZ PIADAS TOSCAS E QUE NÃO TEM MEDO DE NADA.
  A NOVA LARA CROFT É O OPOSTO DA ANTIGA, ELA NÃO É PEITUDA, TEM MEDO DE TUDO E TODOS, SE MACHUCA, SOFRE, CHORA, POSSUÍ SENTIMENTOS E TEM MEDO DE MORRER.
  TODOS ESSES ELEMENTOS DA NOVA PERSONALIDADE DA LARA CROFT SOMADOS AO NOVO ESTILO DE JOGO QUE É UMA MISTURA DE SURVIVOR HORROR COM PLATAFORMA, EXPLORAÇÃO E TIRO EM TERCEIRA PESSOA MAIS A ÓTIMA HISTÓRIA E EXCELENTE TRADUÇÃO, FAZEM COM QUE VOCÊ NÃO SÓ GOSTE LOGO DE CARA DO JOGO, COMO TAMBÉM QUE PEGUE UMA SIMPATIA PELA NOVA LARA CROFT E OS OUTROS PERSONAGENS NO DECORRER DO JOGO, QUE VOCÊ FICA QUASE COMO SE ESTIVESSE EM UM FILME OU SERIADO DO QUAL VOCÊ ESTÁ ANSIOSO PARA SABER O QUE VAI ACONTECER, QUEM VAI MORRER, E QUE MISTÉRIOS MAIS TE AGUARDAM NESSE ILHA ONDE LARA E SEUS AMIGOS ESTÃO PRESOS.
SOBRE A TRADUÇÃO, A ÚNICA COISA QUE IRRITOU FOI ELE COLOCAREM UMA TARJA PRETA ATRÁS DAS LEGENDAS DANDO UMA HORRÍVEL SENSAÇÃO DE "CLOSED CAPTION" DURANTE AS CUTSCENES DO JOGO  NO JOGO, JÁ SOBRE ERROS DE PORTUGUÊS, O ÚNICO ERRO QUE EU ME LEMBRO DE TER VISTO É O NOME DO PADRE MATHIAS, QUE AS VEZES ESTÁ "MATIAS" SENDO QUE O CERTO É "MATHIAS"  FORA ISSO NÃO ME LEMBRO DE NENHUM OUTRO ERRO DE PORTUGUÊS GRITANTE COMO O DE OUTROS JOGOS.
  O MAIS LEGAL DE TUDO É VER A EVOLUÇÃO DA LARA CROFT NO DECORRER DO JOGO, DE GAROTA MIMADA INOCENTE PARA UMA SOBREVIVENTE CAPAZ DE FAZER  TUDO PARA SE SALVAR ATÉ SE TORNAR A CLÁSSICA LARA EXPLORADORA QUE NÃO TEME NADA NEM NINGUÉM.



O JOGO SE PASSA EM UMA ILHA DESERTA EM ALGUM LUGAR PRÓXIMO AO MAR DO DIABO (QUE FICA PRÓXIMO AO JAPÃO). NESSA ILHA VOCÊ VAI ENCONTRAR DE TUDO UM POUCO, COMO POR EXEMPLO FAVELAS, TEMPLOS JAPONESES, CASTELOS, FLORESTAS, TUMBAS, MONTANHAS E MUITO MAIS. E O MAIS LEGAL DISSO TUDO É QUE, O JOGO É EM MUNDO ABERTO ! VOCÊ PODE EXPLORAR TUMBAS, CAÇAR ANIMAIS, COMER PLANTAS, FAZER OS DESAFIOS QUE SÃO PROPOSTOS NO DECORRER DE CADA REGIÃO, CONVERSAR COM OS AMIGOS DA LARA QUE ESTÃO NA ILHA, PROCURAR ITENS PARA MELHORAR SUAS ARMAS OU SIMPLESMENTE IR ATÉ O OBJETIVO DO JOGO POR UM DOS VÁRIOS CAMINHOS EXISTENTES NA ILHA.


INFELIZMENTE, NA ILHA GIGANTESCA DE TOMB RAIDER, TEMOS QUATRO TIPOS DE INIMIGOS NO JOGO, QUE VARIAM DE SOLDADOS RUSSOS/JAPONESES ANIMAIS SELVAGENS COMO LOBO E URSO E SAMURAIS (QUE APARECEM QUASE NO FINAL DO JOGO), PORÉM, MESMO COM ESSA POUCA VARIEDADE DE INIMIGOS O JOGO NÃO SE TORNA REPETITIVO OU MESMO MASSANTE, POIS, EXISTEM VÁRIAS SITUAÇÕES ONDE A LARA É COLOCADA QUE FAZ COM QUE VOCÊ SEJA OBRIGADO A AGIR DE VÁRIAS FORMAS DIFERENTES, NÃO SÓ SAIR CORRENDO E ATIRANDO, COMO NA MAIORIA DOS JOGOS. EM ALGUNS MOMENTOS É NECESSÁRIO PEGAR INIMIGOS ESCONDIDOS, EM OUTROS É NECESSÁRIO UTILIZAR ALGUMA DAS HABILIDADES DE ESQUIVAR E ATACAR QUE A LARA GANHA NO DECORRER DO JOGO PARA MATAR CERTOS INIMIGOS, EM OUTROS MOMENTOS VOCÊ ESTÁ NO MEIO DE UM TIROTEIO COM SOLDADOS E É ATACADO DO NADA POR LOBOS OU URSOS, COISAS COMO ESSA FAZEM COM QUE UM TIROTEIO OU UM MOMENTO DE FUGA SE TORNEM UMA CAIXINHA DE SURPRESA, POIS, VOCÊ NÃO SABE QUANDO VAI ESBARRAR COM UM ANIMAL SELVAGEM.
ANIMAIS SELVAGENS NÃO SÃO A ÚNICA PREOCUPAÇÃO DO JOGADOR, JÁ QUE NA ILHA TAMBÉM TEMOS VÁRIOS TIPOS DE ARMADILHAS QUE PODEM INDUZIR A LARA EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS, ISSO QUANDO NÃO A MATAM NA HORA.
COMO EM TODO O JOGO NO ESTILO SURVIVOR HORROR, A MUNIÇÃO DA LARA TAMBÉM É BEM ESCASSA (MAIS NO COMEÇO DO JOGO) ENTÃO, POUPÁ-LA É ALGO INDISPENSÁVEL PARA SOBREVIVER AOS IMPREVISTOS NO JOGO, A ESCOLHA DA ARMA PARA MATAR O INIMIGO TAMBÉM INFLUÊNCIA MUITO PARA SE MANTER VIVO EM UM LOCAL ONDE EXISTE DEZENAS DE INIMIGOS E VOCÊ NÃO PODE SE VISTO.
TOMB RAIDER ME PESSOALMENTE ME PASSOU UMA SENSAÇÃO DE TERROR QUE EU NÃO SENTIA DESDE RESIDENT EVIL DA ÉPOCA DO PLAYSTANTION 1, PORQUE VOCÊ FICA LITERALMENTE COM O "CÚ NA MÃO", JOGANDO, POIS, VOCÊ NÃO SABE O QUE TE ESPERA NAS CAVERNAS ONDE A LARA ENTRA, NÃO SABE QUANDO LARA VAI CAIR EM UMA ARMADILHA E PRINCIPALMENTE, VOCÊ NÃO SABE QUANDO VAI MORRER, POIS, ATÉ UMA SIMPLES QUEDA NA ÁGUA OU ACENDER UMA TOCHA EM LOCAL QUE TEM GÁS INFLAMÁVEL PODE MATAR A LARA CROFT NUM PISCAR DE OLHOS. ISSO SEM CONTAR AS BATALHAS COM OS INIMIGOS E AS VÁRIAS CUTSCENES INTERATIVAS.
 O SISTEMA DE TIROTEIO DE TOMB RAIDER NÃO É MUITO DIFERENTE DE UNCHARTED, PORÉM, TEM UM ALGO A MAIS  NELE QUE ME CHAMOU BASTANTE A ATENÇÃO, POIS ELE POSSUÍ UM MODO BASTANTE PECULIAR E A O MESMO TEMPO FUNCIONAL DE COBERTURA EM UM TIROTEIO. 
   DURANTE TIROTEIOS LARA SE MOVIMENTA ABAIXADA, FAZENDO COM QUE ELA PEGUE COBERTURA AUTOMATICAMENTE EM QUALQUER LUGAR QUE VOCÊ SE ABRIGAR PARA FUGIR DO TIROTEIO, DESDE UMA CAIXA, ATÉ UM BARRIL OU UMA PEDRA. E ISSO SEM ATRAPALHAR NA SUA MOVIMENTAÇÃO OU AGILIDADE PARA FUGA, ISSO SEM CONTAR QUE ESSE SISTEMA QUE COLOCARAM EVITA SITUAÇÕES QUE O PERSONAGEM PEGA COBERTURA SEM QUE VOCÊ QUEIRA, OU ENTÃO SITUAÇÕES ONDE VOCÊ TENTA PEGAR COBERTURA EM DETERMINADO LOCAL E O PERSONAGEM NÃO SE ABAIXA PARA SE PROTEGER DOS TIROS. EM SUMA É UMA GRANDE MÃO NA RODA SE SAFAR DE BALAS E FLECHAS INIMIGAS.  


EXPLORAR TODA A ILHA DE TOMB RAIDER NÃO É UMA TAREFA RÁPIDA, SÓ A CAMPANHA PRINCIPAL DO JOGO LEVA MAIS DE DOZE HORAS DE JOGO, JÁ EXPLORAR TODOS OS SEGREDOS DO JOGO LEVA EM TORNO DE VINTE OU MAIS HORAS DE JOGO (DEPENDENDO DO SEU DESEMPENHO NOS PUZZLES DAS TUMBAS SECRETAS).
TOMB RAIDER SÓ PECOU EM UMA ÚNICA COISA NO JOGO TODO, APENAS UM PROBLEMA FEZ COM QUE O JOGO NÃO FOSSE PERFEITO, E ESSE PROBLEMA É O MODO ONLINE. TUDO O QUE O JOGO NO MODO OFFLINE TEM BOM, O MODO ONLINE NÃO TEM.
O MODO ONLINE DE TOMB RAIDER É LIMITADO, É CHEIO DE BUGS, TEM POUCAS FASES E TODAS SÃO PEQUENAS, A CONEXÃO CAI TODA HORA, NÃO CONECTA EM PARTIDAS COM PESSOAS QUE POSSUEM A DLC ( MESMO ELAS NÃO JOGANDO NAS FASES DLC) E MUITAS VEZES NÃO ENCONTRA PLAYERS JOGANDO ONLINE, APARECENDO A MENSAGEM DE QUE "NÃO FOI POSSÍVEL ACHAR UMA PARTIDA".
A PRINCIPIO EU ATÉ ESTRANHEI QUANDO ENTREI PARA JOGAR ONLINE A PRIMEIRA VEZ, POIS, ELE NÃO ENCONTRAVA PESSOAS JOGANDO ONLINE, MESMO FAZENDO VÁRIAS E VÁRIAS BUSCAS POR PARTIDAS ONLINE. EU CHEGUEI ATÉ A PENSAR QUE NINGUÉM JOGAVA TOMB RAIDER ONLINE, PORQUE NÃO TINHA PARTIDAS ONLINES DISPONÍVEIS. MUITAS VEZES EU FICAVA NA SALA ESPERANDO E A PARTIDA NÃO COMEÇAVA, ATÉ QUE DAVA UM PAU E EU ERA DESCONECTADO DA PARTIDA.
E COMO SE ISSO NÃO FOSSE O BASTANTE, O JOGO CONTA APENAS COM QUATRO MODOS DE PARTIDAS QUE SÃO "MATA- MATA EM EQUIPE",  "RESGATE" ( RECUPERAR KITS MÉDICOS E LEVAR A SUA BASE ANTES QUE TE MATEM), "GRITO POR SOCORRO"      (QUE É DE ATIVAR BASES ANTES QUE TE MATEM) E "CADA UM POR SI". DOS QUATRO MODOS, NA MINHA OPINIÃO, SÓ O "MATA-MATA EM EQUIPE" QUE CONSEGUE PROPORCIONAR ALGUMA DIVERSÃO, ISSO QUANDO OS BUGS COMO, O INIMIGO FICAR INVISÍVEL DO NADA, VOCÊ SUMIR NO CENÁRIO E MORRER O PERSONAGEM FICAR PRESO EM ALGUM LOCAL DETERMINADO NÃO ACONTECEM. E ACREDITEM, ISSO É QUE MAIS ACONTECE NA JOGATINA ONLINE DE TOMB RAIDER.
JOGAR TOMB RAIDER ONLINE SÓ GERAM STRESS E MUITA FRUSTRAÇÃO. ELES PENSARAM EM TUDO PARA CRIAR UM JOGO NO MODO CAMPANHA MARAVILHOSO, E FERRAM TUDO NO MODO MULTIPLAYER ONLINE...CHEGO ATÉ A PENSAR QUE O JOGO FICARIA MUITO MELHOR SEM O MULTIPLAYER ONLINE FRACO QUE ELES COLOCARAM 
DO QUE COM ESSA PORCARIA TODA BUGADA QUE NÃO ENCONTRA PARTIDAS ONLINE QUE ELES FIZERAM PARA O TOMB RAIDER.


TOMB RAIDER CERTAMENTE É DE LONGE O MELHOR JOGO DESTE ANO QUE EU COLOQUEI NO MEU PLAYSTANTION 3 ATÉ AGORA. COM EXCEÇÃO DO MODO ONLINE É UM JOGO PERFEITO. É UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA QUE VALE A PENA SER DESFRUTADA. A ÚNICA COISA QUE ME PERGUNTO SOBRE TOMB RAIDER É COMO ELES FARÃO PARA QUE UMA SEQUÊNCIA (SE HOUVER) SERÁ TÃO LEGAL QUANTO O PRIMEIRO JOGO, POIS A GRAÇA PRINCIPAL DE TOMB RAIDER É VER UMA PATRICINHA INOCENTE SE TORNAR A EXPLORADORA QUE NÃO TEME NADA E NEM NINGUÉM E NÃO LEVA DESAFORO PARA CASA SEM METER UMAS BALAS NA PESSOA QUE TODOS CONHECEM, PORÉM, SERÁ QUE UMA SEQUÊNCIA COM A LARA CROFT JÁ TREINADA EM SOBREVIVÊNCIA QUE NÃO SENTE MAIS DOR E NÃO TEME NADA IRÁ AGRADAR TANTO QUANTO ESSE ? BEM, SÓ O TEMPO IRÁ NOS DIZER...
MINHA NOTA PESSOAL PARA ESSE JOGO É UM MERECIDO 8.5 QUE PODERIA FACILMENTE SER 10 SE NÃO FOSSE PELO PÉSSIMO MODO ONLINE.



Um comentário:

Renan Amaral disse...

Baita jogo! Um dos mais divertidos em um looooooongo período de tempo!

Eu não joguei o modo online, então não vi esse problema que tu disse... mas pra mim de crítica tenho apenas 2:

1- Ultimo "chefe" bem fácil.
2- Climax está no meio do jogo, e não no final. As coisas mais phodas ocorrem mais ou menos na metade... quando se aproxima do final começa a ficar apenas "muito bom".

Aliás, e aê Marcelo. :P

Postar um comentário