HOME REVIEWS GARUDA'S DOJO SESSÃO NOSTALGIA OUTROS

O HOMEM DE AÇO - CRITICA


 GRANDIOSO DEMAIS.


   SABE AQUELE FILME QUE VOCÊ NÃO ESPERA LÁ MUITA COISA, MAS QUANDO CHEGA NO CINEMA E ASSISTE PERCEBE QUE SUPEROU TODAS AS SUAS EXPECTATIVAS EM TODOS OS SENTIDOS? BEM, O HOMEM DE AÇO É ESSE TIPO DE FILME.
APÓS O FIASCO DO SUPERMAN: O RETORNO, A WARNER JUNTOU ZACK SNYDER, CHRISTOPHER NOLAN E DAVID SAMUEL GOYER PARA CRIAR O QUE MUITOS VÃO CHAMAR DE UM DOS MELHORES FILMES DE SUPER HERÓI DOS ÚLTIMOS TEMPOS E CERTAMENTE TAMBÉM COMO O MELHOR FILME DE TODOS JÁ FEITOS DA FRANQUIA DO SUPERMAN, EU PESSOALMENTE SÓ ACHO QUE ELE NÃO PASSA DE UM FILME QUE VAI TE CONQUISTAR SÓ PELA AÇÃO DO QUE PELO RESTANTE DO FILME EM SI.
NÃO ME LEVE A MAL, O FILME NÃO É RUIM, PRINCIPALMENTE SE COMPARADO COM A NOVA GAMA DE FILMES DE SUPER HERÓI DA MARVEL, QUE NA MINHA OPINIÃO SÓ PIORA A CADA NOVO FILME LANÇADO, MAS, NA MINHA OPINIÃO O HOMEM DE AÇO NÃO PASSOU DE UM FILME GENÉRICO DE AÇÃO DO COMEÇO AO FIM, DO QUE UM FILME QUE SERVIRIA PARA RECONTAR A HISTÓRIA DO SUPERMAN.
O FILME ATÉ CONTA A E TENTA ENTRAR EM BASTANTE DETALHES SOBRE A ORIGEM DO SUPERMAN, MAS ACABA SENDO APENAS DE MANEIRA SUPERFICIAL, COM EXCEÇÃO DOS PRIMEIROS DEZ QUINZE MINUTOS DE FILME QUE FICA SOMENTE EM KRYPTON MOSTRANDO PORQUÊ JOR-EL MANDOU O SEU FILHO PARA A TERRA O RESTANTE DO FILME SÃO APENAS LEMBRANÇAS DE MOMENTOS DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DELE QUE SÃO MOMENTOS NO MÍNIMO INUSITADOS E QUE TE FAZ PENSAR QUE CÉREBRO É UMA DÁDIVA QUE APENAS O BATMAN TEM DIREITO DE TER NOS FILMES DE SUPER HERÓI DA DC. 




   UMA DAS COISAS QUE ATÉ AGORA NÃO CONSIGO ENTENDER DE MANEIRA NENHUMA NO FILME É COMO ALGUÉM COMO O CLARK KENT CONSEGUE SER TÃO DESCUIDADO A PONTO DE QUE TODO MUNDO SAIBA QUAL É A SUA IDENTIDADE SECRETA SEM FAZER NENHUM ESFORÇO. PRIMEIRO ELE SE MOSTRA PARA TODA A PEQUENÓPOLIS EM VÁRIOS MOMENTOS, COMO QUANDO ELE SALVA O ÔNIBUS COM OS SEUS COLEGAS DE ESCOLA QUE CAI DA PONTE. SE ALGUÉM QUE POSSUI UMA SUPER VELOCIDADE, POR QUE DIABOS O CLARK TIRA O ÔNIBUS DA ÁGUA E FICA LÁ COM CARA DE "SALVEI TODOS VOCÊS". ATÉ MESMO A LOIS LANE CONSEGUE DESCOBRIR QUEM ELE É SEM O MENOR ESFORÇO DE TÃO EXIBIDO QUE ELE É. POR QUE CARGAS DA ÁGUA ELE PRECISA DE UMA IDENTIDADE SECRETA, ENTÃO SE ELE NÃO TEM O MÍNIMO PUDOR DE USAR SEUS PODERES COMO CLARK KENT NO MEIO DE TODO MUNDO?
   O PIOR DE TUDO SOBRE SEU PASSADO É A CENA EM QUE UM FURACÃO ESTÁ EM PEQUENÓPOLIS. ENQUANTO ELES FOGEM DO FURACÃO, SEU PAI TERRÁQUEO, JONATHAN KENT VOLTA PARA RESGATAR O CACHORRO DA FAMÍLIA QUE FICOU PRESO NO CARRO, PORÉM ELE NÃO CONSEGUE FUGIR DO FURACÃO, ENTÃO QUANDO CLARK SE PREPARA PARA SALVÁ-LO, JONATHAN NÃO DEIXA, POIS, ISSO IRIA REVELAR QUE ELE TINHA SUPERPODERES PARA TODO MUNDO DA CIDADE, PORÉM, TODA AQUELA MALDITA PEQUENÓPOLIS JÁ SABIA QUE O CLARK ERA "ANORMAL", AFINAL O QUE NÃO FALTOU FOI CENAS DELE USANDO OS SEUS PODERES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NA FRENTE DE TODO MUNDO COMO NA CENA DO ÔNIBUS CITADA ACIMA. OU SEJA, QUAL SEGREDO O  JONATHAN QUERIA PROTEGER AFINAL? JÁ QUE PRATICAMENTE TODO MUNDO SABIA QUE O CLARK TINHA SUPER PODERES. E MESMO QUE ELES NÃO SOUBESSEM, PARA QUE O CLARK KENT POSSUI A SUPER VELOCIDADE? COM CERTEZA NINGUÉM IRIA VÊ-LO CORRENDO E SALVANDO SEU PAI DA MORTE INEVITÁVEL NAQUELE FURACÃO.
  EM SUMA, ISSO TUDO FOI APENAS UMA PÉSSIMA DESCULPA PARA QUE O JONATHAN KENT MORRESSE NO FILME E UMA PROVA DE QUE O CLARK KENT PELO VISTO NÃO GOSTAVA NEM UM POUCO DO SEU PAI TERRÁQUEO, POIS, NÃO É QUALQUER FILHO (MESMO ADOTIVO) QUE FICA VENDO O SEU PAI MORRER SEM NEM SEQUER ESBOÇAR UMA REAÇÃO COMO ELE O FEZ NO FILME.


  UMA COISA EU DIGO, O ROTEIRO DO HOMEM DE AÇO É UMA PORCARIA SEM TAMANHO, PORÉM O RESTANTE DO FILME PRATICAMENTE COMPENSA (OU ENCOBRE) O ROTEIRO POBRE. CREIO QUE TODOS OS FILMES DE SUPER HERÓI QUE EU JÁ ASSISTI    (QUE FOI PRATICAMENTE TODOS) O HOMEM DE AÇO GANHA DE TODOS ELES NO QUESITO AÇÃO, CENAS DE LUTA ALUCINANTES. O HOMEM DE AÇO PRATICAMENTE DEU UMA LIÇÃO AOS PRODUTORES DE "OS VINGADORES" DE COMO SE FAZ UM FILME DE AÇÃO DE SUPER HERÓIS DE VERDADE.
  TODAS AS CENAS DE LUTA SÃO DE TIRAR O FÔLEGO. VOCÊ PRATICAMENTE NÃO CONSEGUE DESGRUDAR OS OLHOS DO FILME, POIS, ELE NÃO PARA EM MOMENTO ALGUM. O HOMEM DE AÇO É PRATICAMENTE DUAS HORAS SEGUIDAS DE PANCADARIA, EXPLOSÕES E TUDO MAIS QUE UM FILME DE AÇÃO TEM DIREITO.
   O FILME POSSUI VÁRIAS CENAS DE AÇÃO, QUE É ATÉ DIFÍCIL ESCOLHER UMA DAS VÁRIAS CENAS PARA CITAR AQUI, PORÉM, UMA DAS QUE MAIS GOSTEI É QUANDO O SUPERMAN SALVA A LOIS QUE ESTÁ CAINDO DE UMA ESPÉCIE DE CAPSULA DE EVACUAÇÃO ESPACIAL DA NAVE DE ZOD. POR QUE SALVA A LOIS DE UM AVIÃO EM UMA CENA COMPLETAMENTE CLICHÊ COMO ACONTECEU EM "SUPERMAN: O RETORNO", SE ELE PODE SALVA-LÁ EM UMA CENA EXTREMAMENTE EXAGERADA DELA CAINDO DO ESPAÇO?
   OUTRA CENA BASTANTE LEGAL É QUANDO O SUPERMAN SALVA SUA MÃE DO ATAQUE DA SUBCOMANDANTE DO ZOD. ELA É DE TIRAR O FÔLEGO.


  FALANDO NA SUBCOMANDANTE DO ZOD, EU ACHEI MUITO ESTRANHO ELA TER MAIS DESTAQUE NO FILME DO QUE O PRÓPRIO ZOD. EM ALGUNS MOMENTOS ATÉ PARECE QUE ELA QUE É A VILÃ PRINCIPAL DO FILME E QUE ESTÁ MAIS DISPOSTA A DESTRUIR O  SUPERMAN DO QUE O PRÓPRIO ZOD. ELA TEM TANTO DESTAQUE NO FILME QUE ATÉ O ZOD FICA SEMPRE DE FUNDO EM TODAS AS CENAS QUE ELA APARECE.
  ELA ATÉ DEMORA MAIS PARA SER DERROTADA QUE O PRÓPRIO ZOD QUE É (OU DEVERIA SER) O VILÃO DO FILME.
  DEMORA MUITO PARA ZOD RESOLVER ENTRAR NA PORRADA CONTRA O SUPERMAN. ELE PRATICAMENTE SÓ FAZ ISSO NOS VINTE MINUTOS FINAIS DO FILME EM UMA CENA DE LUTA TÃO EXAGERADA QUE DEIXARIA ATÉ O GOKU E SEUS VILÕES COM INVEJA DA LUTA.
  PORÉM, COMO DITO ACIMA, ZOD É DERROTADO MAIS FACILMENTE QUE OS SEUS CAPANGAS E A SUA SUBCOMANDANTE. O QUE MAIS ME CHOCOU FOI QUE O SUPERMAN NÃO SE CONTENTOU SOMENTE EM DERROTADO, ELE TAMBÉM MATOU O ZOD A SANGUE FRIO EM UMA CENA QUE ATÉ AGORA EU NÃO ACREDITO QUE A DC COMICS DEIXOU ELES COLOCAREM NO FILME, AFINAL A DC COMICS É SEMPRE CHEIA DE FRESCURINHAS QUANTO A SEUS SUPER HERÓIS MATAREM OS OUTROS.
   AI PROVAVELMENTE VOCÊS VÃO ME DIZER "ELE MATOU O ZOD PARA SALVAR AQUELA POBRE FAMÍLIA QUE ELE ESTAVA AMEAÇANDO". ENTÃO EU DIGO: QUANTAS PESSOAS SERÁ QUE O SUPERMAN MATOU NA SUA LUTA CONTRA O ZOD E OS SEUS CAPANGAS NO MEIO DA CIDADE? SEM CONTAR QUE ELE DEIXOU O PAI DELE MORRER! POR QUE UMA PESSOA QUE FICOU OLHANDO O SEU PAI MORRER IRIA SE PREOCUPAR COM ESTRANHOS? SEM CONTAR QUE O SUPERMAN ESTAVA COM O ZOD  PRATICAMENTE DOMINADO, ENTÃO, POR QUE ELE NÃO APAGOU ELE COM UM ENFORCAMENTO, UMA PORRADA CERTEIRA NO ROSTO OU PELO MENOS TAPASSE OS OLHOS DE ZOD PARA EVITAR QUE ELE MATASSE A FAMÍLIA COM O RAIO LASER, MAS, NÃO! ELE TEVE QUE PENSAR JUSTO EM MATAR O ZOD
  O PIOR DE TUDO É QUE O SUPERMAN NÃO SALVA NADA NO FINAL DAS CONTAS,  JÁ QUE APÓS O FIM DA LUTA, SÓ SOBRAM ESCOMBROS DA CIDADE. E O PIOR DE TUDO, A CULPA DE TODA A DESTRUIÇÃO QUE ACONTECEU NA TERRA POR CAUSA DO ZOD É POR CULPA DO PRÓPRIO SUPERMAN, JÁ QUE ELE ATIVOU UM MECANISMO QUE TROUXE O ZOD PARA A TERRA. OU SEJA, TUDO O QUE ACONTECEU NO FILME FOI POR CAUSA DELE, FAZENDO COM QUE ELE NÃO SEJA NADA MAIS NADA MENOS QUE UM HERÓI DE MENTIRA DO QUE O SALVADOR DA TERRA COMO TODAS AS PESSOAS DO PLANETA E PROVAVELMENTE QUASE TODOS OS ESPECTADORES DO CINEMA ACABARAM O CONSIDERANDO NO FINAL DO FILME.
   CREIO QUE SÓ ISSO JÁ É MOTIVO O SUFICIENTE PARA EU ACHAR QUE FOI COMPLETAMENTE DESNECESSÁRIO O SUPERMAN MATAR ALGUÉM A SANGUE FRIO COMO ELE FEZ NO FILME PARA "PROTEGER" ALGUÉM.



   PESSOALMENTE FALANDO EU NÃO GOSTEI DO FILME. PARA UM FILME DE ALGUÉM ALTAMENTE QUALIFICADO QUE FEZ ÓTIMAS ADAPTAÇÕES COM O WATCHMEN E 300, ZACK SNYDER E SUA TURMA ME DECEPCIONARAM MUITO. NA MINHA OPINIÃO SUPERMAN PARECE MAIS UMA TENTATIVA DELE CRIAR UMA MARCA REGISTRADA DO HOMEM DE AÇO DO QUAL SNYDER, NOLAN E CIA, PUDESSEM BATER NO PEITO E DIZER "É NOSSO" DO QUE CRIAR UMA ÓTIMA ADAPTAÇÃO DIGNA DE UM SUPER HERÓI TRADICIONALMENTE CONHECIDO, COMO ELE O FEZ EM 300 E WATCHMEN.
 MAS CREIO QUE A MINHA OPINIÃO DEVE SER A MINORIA SE COMPARADA COM O RESTANTE DAS PESSOAS QUE ASSISTIU, POR ISSO EU DIGO, SE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO POR UM FILME CHEIO DE AÇÃO, O HOMEM DE AÇO COM CERTEZA É A ESCOLHA PERFEITA! TODOS OS ATORES FICARAM PERFEITOS EM SEUS PAPÉIS, PRINCIPALMENTE HENRY CAVILL  E AMY ADAMS COMO SUPERMAN E  LOIS LANE QUE, SEM DÚVIDA ALGUMA NÃO DEIXARAM NADA A DESEJAR EM SEUS RESPECTIVOS PAPÉIS.
 


  O FILME É TÃO CHEIO DE SEQUÊNCIAS DE LUTAS E BATALHAS TÃO EXAGERADAS E CENAS DE AÇÃO TÃO FORÇADAS QUE FAZ COM QUE HOMEM DE AÇO SE TORNE UM FILME GRANDIOSO (EU ACHEI GRANDIOSO ATÉ DEMAIS) PARA A SUA RE-ESTRÉIA NAS TELONAS, FAZENDO COM QUE OS POBRES VINGADORES DA MARVEL PARECESSE SER UM DAQUELES FILMINHOS DE CRIANÇA QUE PASSAM NA SESSÃO DA TARDE, PRINCIPALMENTE  NO QUESITO AÇÃO INTENSA E DESTRUIÇÃO EM MASSA. POR ISSO, QUE, MESMO NÃO GOSTANDO DO FILME, EU RECOMENDO VOCÊS ASSISTIREM. A ÚNICA COISA QUE NÃO RECOMENDO SOBRE O FILME É ASSISTIR ELE EM 3D, JÁ QUE NESSE FILME NÃO TEM UMA CENA SEQUER QUE TENHA UM BOM USO DO EFEITO 3D. SIMPLESMENTE NÃO TEM NADA NELE QUE VALHA O INGRESSO 3D. É SÓ DESPERDÍCIO DE DINHEIRO QUE VOCÊ PODE USAR PARA INTEIRAR O PREÇO DA PIPOCA OU COMPRAR UM REFRIGERANTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário