HOMEDOJO DO GARUDA ACTION FIGURES FILMES ANÁLISES

S.H FIGUARTS NARUTO: JIRAIYA - UNBOXING E REVIEW


   Depois do anúncio dele na Comic Con no ano passado, foram-se longos meses de espera até o lançamento do Figuarts do Jiraiya, mas finalmente chegou esse dia.
    Tenho que admitir que fiquei muito surpreso com o anúncio dele, pois, não imaginava que o Jiraiya fosse um personagem que o pessoal gostava tanto a ponto de ser o primeiro dos três sennins a serem lançados. Basta ver todas as linha figuras do Naruto para ver que o Jiraiya tem pouquíssimas figuras se comparados a outros personagens, tão poucas que dá para contar nos dedos de uma mão. Por mim se fossem lançar ele, seria um dos últimos depois do Orochimaru e a Tsunade e quase lá pro fim da coleção. Para a minha sorte eu estava enganado.
Para quem está chegando agora, o Jiraiya é de longe o meu personagem favorito do Naruto e fácil um dos meus três personagens favoritos de anime e mangá.
    Eu gosto tanto do personagem que coleciono figuras dele. Qualquer figura que aparece que eu não tenha, eu compro (pretendo fazer futuramente uma postagem somente sobre isso).
    Apesar de eu não ser lá muito fã da linha S.H Figuarts, não poderia deixar esta, que provavelmente será a figura mais completa do Ero-Sennin já feita.
    Então, vamos logo ao que interessa, O Unboxing:


    O Jiraiya veio naquela caixa parda maneirona que na realidade não serve para muita coisa, mas é legal para proteger a caixa original do boneco de poeira.


    A caixa do Jiraiya é um pouco mais gordinha que a caixa dos outros personagens da linha do Naruto. Muito provavelmente por causa do seu cabelo e do pergaminho nas costas que ocupam um espaço considerável da figura
    No geral ela não é muito diferente das caixas dos outros personagens. na frente tem a foto do personagem, o nome do personagem em Japonês e atrás algumas fotos dele. Abaixo algumas fotos da caixa.


    Aberto dá para ver que ele tem muitos acessórios, muitas mãos extras, dois picolés, um dos seus livros, mãos e cabeças extras e um manual de instruções de como trocar as mãos e cabeças extras do Jiraiya. É muita coisa legal, porém ao mesmo tempo tem muita coisinha pequena, que pode ser fácil de ser perdida para pessoas mais desatentas.




    Apesar de não ter nenhum outro Figuarts aqui para comparação, já dá para se notar que o Jiraiya é um pouco maior que os outros personagens da linha, muito provavelmente pelo fato dos seus Geta (chinelos), que fazem com que ele fique mais alto que os personagens. Eu achei legal, pois, também não sou muito fã do tamanho das Figuarts, que, geralmente são pequenos. Como o Jiraiya tem os Geeta, isso ajudou ele a deixar em um tamanho mais parecido com outras linhas mais comuns, como Neca, Mezco e Mcfarlane, o que para mim foi ótimo, pois, dá para colocá-lo junto com os outros sem ficar naquela disformidade de ele ser de uma escala menor que as outras linhas.


    Jiraiya tem muitas peças intercambiáveis e alguns acessórios. Entre eles temos dois picolés, um dos seus livros, sete mãos extras e três cabeças extras (quatro contando com a que vem no rosto dele) e um par de braços extras (dois pares se contar com a que vem com o boneco).


    Uma das coisas que não gostei das mãos extras dele são é a falta da parte da mão da sua proteção de mão (não sei se também se chama tekkô como chamam nas armaduras). Pois, elas são removíveis, por isso, toda a vez que precisa trocar a mão, é necessário remover essa parte da mão dele, o que acaba sendo meio irritante. Não teria sido mais fácil eles fazerem essa parte do protetor de mão em todas as mãos extras?


    Como já é de praxe na linha Figuarts, o Jiraiya tem muitos pontos de articulação, o que é bem legal, pois dá para deixá-lo em muitas poses legais. Até mesmo o cabelão do Jiraiya é articulado.


    Pelo tanto de articulações que ele possuí e pelo estilo da roupa, achei que o personagem ficaria com muitas articulações à mostra deixando ele muito feio, mas tendo eles em mãos, até que a quantidade de articulações não deixou a figura feia, como acontece com alguns outros personagens.
    No caso do Jiraiya, apenas as articulações dos Joelhos e dos pés que achei que ficaram muito em evidência, mas nada que estrague a beleza da figura.
    As cabeças extras também ajudam com o clima da posição. Abaixo as fotos das cabeças extras:





    Quando vi a prévia não tinha gostado das cabeças extras, apenas da cabeça principal que é ele de boca aberta, porém, depois que as vi pessoalmente, achei todas legais. Até mesmo a cabeça dele sério que eu tinha achado a mais feia de todas, eu acabei gostando depois de vê-la pessoalmente no personagem.
    Só fiquei chateado com a falta de uma cabeça extra dele com a cara de tarado que é tipo uma das suas marcas registradas. Uma pena, pois, daria para fazer uma cenas engraçadas dele com outras figuras femininas com uma cara de tarado.


   Os acessórios dão um toque especial para a figura, dando ainda mais opções de poses para o personagem, desde mais cômicas as mais dramáticas. Eu mesmo me diverti muito colocando ele em diversas poses enquanto fotografava ele.   





    Teve poucas coisas que eu não gostei no Jiraiya. Fora as citadas no decorrer da postagem, uma outra reclamação dele é na verdade da própria linha Figuarts, que é o excesso de articulações. Mesmo isso sendo o que dá o charme as figuras, pois podemos deixá-los em praticamente qualquer tipo de pose, algumas vezes irrita, pois, as vezes eu quero mexer em uma parte específica, como por exemplo a perna, mas ela tem tantas articulações dentro das articulações, que muitas vezes tu acaba mexendo em outras coisas que não quer. 
    Isso me irrita principalmente na hora de deixá-lo em pé, pois, são tanta articulações dentro delas é quase impossível fazer com que ele fique em pé sem precisar de uma base (que é algo que não tenho). Foi quase uma luta para deixar o Jiraiya de pé por conta destas articulações.
    Outra coisa da própria figura que não me agradou muito na Figuarts do Jiraiya, foi o pergaminho que ele carrega nas costas. Ele é bem menor que o que o personagem carrega e também está em uma posição muito mais alta do que deveria estar. Fora que também falta o detalhe branco com partes escritas. Abaixo tem uma comparação do pergaminho do Figuarts com o Pergaminho do Jiraiya da Planeta Deagostini:


    Como pode ser visto acima tem uma diferença bem grande tanto na posição (que está muito mais alta do que deveria estar) quanto nos detalhes do pergaminho. Apesar de a falta dos da parte branca, tamanho e detalhes escritos no pergaminho ser algo que vira e mexe também acaba passando batido em algumas cenas do Anime ou Mangá, isso é um detalhe que não deveria ter sido ignorado pelo pessoal que fez a figura, pois, tirou um pouco da riqueza de detalhes que a figura poderia ter, deixando ele um pouco menos fiel ao personagem.
    Se a figura do Jiraiya da Planeta Deagostini, que não é nem de perto um produto com a mesma qualidade de um S.H Figuarts conseguiu reproduzir esse detalhe, qual é a desculpa para o pessoal da Bandai/Tamashii Nations não conseguir? Sinceramente faltou um pouco carinho nesse detalhe por parte deles.
     Por fim, também não gostei foi algumas pequenas (mas reparáveis) falhas de pintura na peça.



    No caso do meu Jiraiya ele tem riscos na parte de trás dos Geta (não consegui focalizar, mas dá para ver) e alguns pontos brancos em algumas partes da figura, como pode ser visto na segunda foto. Nada tão gritante, mas, mesmo assim acho que esses detalhes não deveriam existir, já que estamos falando da Figuarts e não de uma Funko da vida. Então, creio que ele deveria ser um produto com um controle de qualidade um pouco melhor.


    No geral eu posso dizer que fiquei muito satisfeito com a figura e que valeu a pena a espera pelo lançamento dela. Certamente é uma das figuras deste personagem que eu mais gostei e de longe a versão mais completa do Jiraiya.
    Espero sinceramente que este não seja o único modelo que lancem dele, pois, até hoje não tem nenhuma figura dele no modo Sage, e eu espero realmente que a Tamashii Nations lance um figura dele nesta forma em um futuro próximo.
    Como este foi o único da linha Naruto que comprei, não posso opinar se ele está melhor ou não que os outros lançados, mas posso seguramente dizer que valeu cada centavo gasto na figura e que este Figuarts é certamente um dos meus bonecos favoritos do Jiraiya que tenho na coleção.

    Obrigado pela visita! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário